Funcionamento

Planejamento e Participação

O Sinajuve dispõe de dois instrumentos de planejamento e de participação:

  • Plano Nacional de Juventude

O Plano Nacional de Juventude (PNJ) é um projeto de lei que estabelece a temática juventude como uma política pública de Estado, direcionando ações a serem realizadas por todos os estados e municípios. Em vista disso, contempla os 11 eixos do Estatuto da Juventude a fim de garantir a efetivação dos direitos dos jovens brasileiros.

  • Conferência Nacional de Juventude

As Conferências de Juventude são espaços de ampla discussão democrática e deliberação entre o Poder Público e a sociedade civil, com a finalidade de formular políticas públicas a serem executadas no período de dez anos. Desde que a política de juventude passou a integrar a agenda de governo, foram realizadas três conferências nacionais:

  1. Conferência Nacional de Juventude (2008): “Levante sua Bandeira”
  2. Conferência Nacional de Juventude (2011): “Conquistar Direitos, Desenvolver
    o Brasil”
  3. Conferência Nacional de Juventude (2015): “As várias formas de mudar o
    Brasil”.

Com o tema “Novas Perspectivas para a Juventude”, a IV Conferência Nacional da Juventude tem como objetivo geral construir perspectivas para a juventude, atualizando a pauta do protagonismo no desenvolvimento nacional, reconhecendo o jovem como agente necessário na construção de um novo Brasil.

As ideias norteadoras da Conferência se dão em meio à 4ª revolução industrial, a qual estabelece o diálogo entre a inteligência artificial e as tecnologias emergentes e influencia diretamente os principais atores desse cenário, os jovens 4.0.