Sistema Nacional de Juventude

cadastro nacional das unidades de juventude

O que é?

O Cadastro Nacional das Unidades de Juventude é o instrumento responsável pelo registro das unidades que desenvolvem ações de promoção das políticas públicas de juventude, conforme disposto no art. 13 do Decreto 9.306/2018, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Juventude.

Quais são os benefícios de realizar o cadastro?

O art. 16-A do Decreto 10.226/2020, determina que a Secretaria Nacional da Juventude poderá disponibilizar aos entes federativos que aderirem ao Sinajuve os seguintes benefícios:

  • Informações diretamente enviadas aos aderentes;
  • Planejamento modelo para a implementação de políticas públicas a serem replicadas nos Estados e no Distrito Federal;
  • Cursos de capacitação para gestores;
  • Modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude;
  • Projeto destaque a ser enviado pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios;
  • Mapa com a geolocalização e as informações dos estabelecimentos promotores de políticas públicas destinadas à juventude no País;
  • Fórum de discussão para o debate de temas correlatos à juventude; e
  • Participação em consulta pública sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude.

Quem pode aderir?

Conselhos de Juventude

Organismos Gestores

Entidades de Juventude

O Cadastro Nacional de Conselhos de Juventude tem o objetivo de acompanhar e contribuir com a efetiva participação do controle social na execução das políticas de juventude, possibilitando um diagnóstico real e detalhado, conectando no mesmo espaço os colegiados municipais/estaduais/distrital e nacional.

O Cadastro Nacional dos Organismos Gestores de Juventude busca reunir as informações dos organismos gestores e unidades governamentais que desenvolvem ações para a juventude. O sistema irá reunir no mesmo ambiente as principais informações das gestões de juventude em todo o país.

O Cadastro Nacional de Entidades de Juventude irá cadastrar as informações das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). As OSCs devem fornecer ao sistema informações sobre as ações/programas e projetos para a juventude.

Skip to content